domingo, 17 de agosto de 2008

Recomeço

Mudanças... Sempre elas.
Começar de novo.
Mais uma vez.

2005 foi um ano de muitas mudanças em minha vida. Mudanças radicais. Foi o ano em que eu perdi o que eu achava que era o maior amor da minha vida, mas foi o ano em que eu encontrei Aquele que realmente o era. Nesse momento, um hábito antigo, mas secreto, virou uma necessidade e tornou-se público: o hábito de escrever. Sempre gostei de escrever o que eu sinto, mas até então os meus escritos ficavam restritos aos meus diários... Mas nesse ano uma loucura passou pela minha cabeça: dizer ao mundo o que penso. E foi assim que nasceu o blog. Não sou escritora. Meus textos são só uma mutação dos meus sentimentos em palavras. Com o fim do weblogger, tive que pegar a minha malinha e procurar um outro lugar para hospedar os meus devaneios literários. E aqui estou eu. Começando outra vez. E começo voltando ao passado, ao primeiro texto que publiquei no meu blog em 27 de maio de 2005. Ele meio que explica o porquê de tudo isso. Olha ele aí:


Eu e eu mesma (sem Irene!)

... (silêncio)
- Ai meu Deus! E agora o que é que eu escrevo?
- Sei lá. Você que inventou de fazer um blog agora se vire.
- Mas eu não sei por onde começo.
- Comece pelo começo, ora bolas!
- Mas O QUE É O COMEÇO?
- Hum... Deixe-me pensar... Ah! Já sei! Comece explicando por que você decidiu escrever um blog e até onde você pretende chegar com essa idéia maluca.
- Então tá. É... Bem... Eu decidi escrever um blog depois que eu conheci um blog chamado "Garotas que Dizem Ni" (Ma-ra-vi-lho-so! Quem quiser conferir é só acessar www.garotasquedizemni.com , se duvidar até vocês vão querer criar um blog depois de darem uma olhadinha.) Antes eu achava que blog era só aqueles diários onde as menininhas ficavam escrevendo "hoje eu fiz isso, ontem eu fiz aquilo" (um saco!). Mas lá eu vi que um blog pode ser uma coisa bem interessante. Eu me identifiquei muito com os temas e pela forma descontraída com que os textos são escritos. Eu também pensava muito daquelas coisas e pensava que um daqueles textos poderia ter sido escrito por mim (não com tanta perfeição até porque escrever nunca foi o meu forte.). Mas eu decidi arriscar, experimentar (já que a minha vida atualmente parece uma montanha russa de tantas mudanças gingantescas por que não experimentar mais uma?) Onde tudo isso vai dar eu não sei, mas quero que esse blog seja um espaço de reflexão - desde política até desenhos animados. Quero expor o que eu penso sobre as coisas, sobre a vida e espero que as minhas idéias interessem para alguém. Espero que aqui seja um lugar onde as pessoas me conheçam melhor. É, acho que resumindo é isso.
- É já dá para as pessoas terem alguma idéia. Agora só falta escolher o nome.
- Como assim nome? Que nome? Nome de que?
- Ora, do blog!
- E blog tem que ter nome?
- É óbvio!
- E não pode ser o meu nome?
- Não, muito egocêntrico.
- Ai e agora? Eu não tinha pensado nisso, onde é que eu vou arranjar um nome?
- Bem, geralmente as pessoas escolhem o nome do blog em algum trecho de música, poesia, filme...
- Ah! tenho uma idéia: "Guardadora de Rebanhos"
- É o quê? Ficou louca de vez? Que raios quer dizer "Guardadora de rebanhos"? De onde você tirou isso? Virou pastora de fazenda foi?
- Não é nada disso. Vi esse nome em um poema do Fernando pessoa que uma amiga minha tá ensaiando em uma disciplina na faculdade.
- Sei. Mas, e daí?
- Daí que é um texto muito legal.
- E como é que as pessoas vão entender o significado?
- Só se eu colocar o texto aqui. É isso! Assim elas vão entender.
- É, acho uma boa idéia. Bem, agora preciso te contar um coisa.
- Que coisa?
- Você nem percebeu, mas acabou de escrever o seu primeiro texto do blog.
- Ahn? É verdade. E eu que nem sabia o que escrever. Fui falando, falando... Agora estou aqui com o meu primeiro texto pronto.
- Tomara que seja o primeiro de muitos. E que Deus te (nos) ajude nessa viagem. Agora vamos?
- Vamos. E até breve pessoal.
Bjinho!
;-)

Guardador de Rebanhos
Autor: Fernando Pessoa
IX
Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pensado melhor agora sobre este título, creio que Deus tmb já estava preparando vc para Pastorear! Não ovelhas, mas pessoas! Este "Guardadora de Rebanhos", com certeza, não foi em vão! rsrsrsr. BjO